quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Galo da Madrugada terá boneco gigante de Francisco José

Galo da Madrugada divulgou, na manhã desta quarta-feira (24), os detalhes das alegorias que sairão às ruas no tradicional desfile no sábado de Zé Pereira, no dia 10 de fevereiro. O 41º desfile, que celebra o 40º aniversário da agremiação, homenageará o jornalista Francisco José, que ganhou um boneco gigante com sua fisionomia. 
O boneco gigante foi elaborado pelo artista plástico Sílvio Botelho. De acordo com o carnavalesco, foram necessários três reuniões com o Francisco José e três semanas para a criação e concepção do boneco. “Eu tive três reuniões com o Francisco. Cada uma de em média 3 horas. O boneco foi concebido em três semanas”, falou Sílvio. 
A alegoria, que pesa 14 quilos e desmontado possui 1m40cm de altura, veste uma camisa azul, recomendada pelo próprio Francisco José. “Eu vim com a camisa igual [a do boneco] exatamente para mostra a originalidade do Sílvio. Ele disse ‘que roupa eu vou botar em você’, eu disse ‘com uma camisa, é o que eu uso’, ‘que cor?’, eu disse ‘azul! que é o que eu tenho mais’ e deu certo, o bicho parece comigo”, falou o jornalista entre risos.
Para Francisco, Sílvio Botelho é uma pessoa extraordinária e um artista nato. “Eu vi ele construindo os primeiros bonecos e hoje, 40 anos depois, eu sou um dos bonecos”, disse.
Na ocasião, o jornalista agradeceu a homenagem e ressaltou a honra de poder participar do desfile do Galo. “Eu sempre acompanhei a multidão, procurando personagens, mas nunca imaginei que um dia me transformaria num boneco gigante”, disse. 

Para o jornalista, a homenagem compreende também todos os jornalistas que realizam a cobertura do desfile. “Essa homenagem não é só pra mim, é para todos nós que realizamos a cobertura e que tornamos esse Galo, pela beleza que ele representa, o maior bloco do mundo.  É uma honra muito grande representar a imprensa”, afirmou.

Francisco José fez a cobertura do Galo da Madrugada no primeiro ano de desfile, antes mesmo da agremiação se tornar o maior bloco de Carnaval do mundo. “[Minha relação com o Galo da Madrugada] começou por acaso. Eu estava fazendo uma matéria no bairro de São José com Badia, que era carnavalesca, e aí veio aquele bloco. E eu disse ‘e esse bloco aí Badia’, ela disse ‘esse é um bloco que os meninos do bairro estão fazendo, vai lá ver como é bonito’. E era bonito demais, sempre foi muito bonito. No início, o Jornal Nacional como não tinha concorrência, eu era o único repórter de rede no nordeste, eu fazia 4 minutos do Galo da Madrugada para o jornal e aquilo chamou atenção do povo brasileiro e isso foi divulgando e aumentando. Até que o livro dos recordes assumiu aqueles números (contestados pelo Carnaval de Salvador) que nós usávamos brigando nas matérias. E sem dúvida, é o maior bloco de Carnaval do Planeta”, conta.    
Este ano o desfile contará com seis carros alegóricos, mesmo número do ano passado, criados pelo cenógrafo Ary Nóbrega. Além disso, os carros terão a presença de 72 fantasias, produzidas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes. Com o tema “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”, os detalhes das alegorias remetem os saudosos carnavais de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário