terça-feira, 14 de novembro de 2017

Alepe reverencia 50 anos do programa de rádio “O Tema é Frevo”


No ar desde 1967, o programa de rádio “O Tema é Frevo”, da Rádio Universitária, do Recife, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa nesta quinta (9). Acompanhada por membros de agremiações carnavalescas, a cerimônia também prestou honras ao idealizador do semanal e pesquisador do ritmo, Hugo Martins.
O radialista agradeceu o reconhecimento da Casa. “O frevo me deu muita alegria, títulos e homenagens”, frisou. Martins, que já está aposentado da emissora, mas continua a produzir a atração, garantiu que o programa permanecerá indo ao ar por muito tempo. “Enquanto eu puder andar, seguirei”, brincou.
O Grande Expediente Especial aconteceu por iniciativa do deputado Antônio Moraes (PSDB). O parlamentar ressaltou que “O Tema é Frevo” – veiculado todos os sábados e domingos – completa 50 anos “com a energia do ritmo que contagia e faz do nosso Carnaval o melhor do mundo”. Teresa Leitão (PT), que presidiu os trabalhos, destacou que o homenageado “mantém presente o mais genuinamente pernambucano dos patrimônios culturais, um dos que mais precisam ser resgatados”.
Participaram da cerimônia músicos, compositores, integrantes de blocos de Carnaval, pesquisadores e a diretoria do Núcleo de TV e Rádios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Uma legenda do rádio pernambucano, pesquisador, estudioso de todos os gêneros musicais

Hugo Martins radialista, sonoplasta, compositor, cineasta, nasceu na cidade de Rio Tinto, na Paraíba, e veio para o Recife com 11 anos de idade. Em 1956 começou a trabalhar na Rádio Clube de Pernambuco, como operador de som. Trabalhou depois na TV Jornal, TV Globo até chegar na TV Universitária. Desde os anos de 1970 Hugo trabalha na Rádio Educativa FM , pertencentes à Universidade Federal de Pernambuco, onde produz e apresenta, há 42 anos, o programa “O Tema é Frevo”, exclusivamente divulgando o ritmo mais popular do Carnaval.
Hugo também é um colecionador de mais de mil discos, entre frevos, bandas de musica e trilhas sonoras do cinema, outras duas de suas paixões pela musica.
Hugo Martins também prestou grande contribuição ao espetáculo da Paixão de Cristo, de Nova Jerusalém, onde fez a sonoplastia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário