quinta-feira, 31 de março de 2016

Alceu do Carnaval

Folião e morador, símbolo mais autentico dos festejos de Momo na cidade de Olinda, o pernambucano Alceu Valença, nasceu em São Bento do Uma, nos limites do agreste com o sertão.

Começou a gostar de musica ouvindo os cantadores de feira interpretando Luiz Gonzaga,  Jackson do Pandeiro e Marinês. Ao vir para o Recife, aos 10 anos de idade,  passou a admirar outros gêneros musicais até se dedicar ao frevo. Conheceu Geraldo Azevedo, com quem gravou o seu primeiro disco e com o amigo foi morar no Rio de Janeiro, participando de alguns festivais.

Com o LP “Coração Bobo”, se tornou um artista conhecido no Brasil. Fez algumas excursões ao exterior, ganhou prêmios importantes, até se dedicar de corpo e alma ao frevo e viver com mais intensidade as noites em seu casarão de Olinda.

Estreou também como cineasta, dirigindo o filme “A Luneta do Tempo”, com o qual ganhou muitos elogios da crítica.  A cultura pernambucana muito deve a Alceu Paiva Valença, mais do que tudo um cantor e compositor nascido e criado entre os maracatus e a viola sertaneja. Um maioral do nosso Carnaval, homenageado este ano na folia de Olinda, com o tema: "O circo de Alceu Valença".


Nenhum comentário:

Postar um comentário