segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Prefeitura divulga cenografia do Carnaval do Recife

Cenografia do Carnaval do Recife se inspira na miscigenação
O negro, o branco e o índio serviram de inspiração para a cenografia do Carnaval do Recife deste ano. Da linguagem, destacam-se o gestual, traços manuais inspirados na xilogravura, texturas e formas inusitadas, valorizando as raízes e miscigenação do povo brasileiro. Os homenageados, maestro Spok e o centenário Clube de Frevo Bola de Ouro, também fazem parte da decoração.
Há 15 anos, o responsável é Carlos Augusto Lira e sua equipe. Este ano, o trabalho foi dos designers ilustradores Bel Andrade Lima e David Alfonso, coordenados pelo arquiteto Eduardo Lira.
Do projeto, está prevista a instalação de cinco parklets ao longo da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. As estruturas servirão de apoio à área local de alimentação e bebidas.
Cada intervenção, com cerca de 200 metros quadrados, receberá peças cenográficas de figuras femininas horizontais e árvores verticais, intercaladas por elementos de músicos de uma orquestra, remetendo aos homenageados.
Carlos Augusto Lira é responsável pela cenografia há 15 anos. Foto: reprodução
Carlos Augusto Lira é responsável pela cenografia há 15 anos. Foto: reprodução
A avenida terá ainda um elemento alegórico de 9 metros de altura representando o maestro. Uma peça no formato de letra X reunirá quatro bailarinas, valorizando a característica feminina do Bola de Ouro. As cores amarelo e preto se unem com tons de rosa, vermelho, laranja, amarelo e azul.
A Ponte Buarque de Macedo terá elementos de Orixás intercalados por árvores e bichos, que terão ligação de cordões de luz.
A Maurício de Nassau receberá figuras flutuantes que remetem a manifestações populares de Pernambuco, como frevo, maracatu, caboclinho, afoxé e cavalo marinho. A ponte também terá uma orquestra com elementos de sopro, numa alusão ao Maestro Spok.
Em conversa com a equipe que elaborou a cenografia, maestro Spok pediu que os instrumentos de sopro fossem elementos da decoração. Foto: reprodução
Em conversa com a equipe que elaborou a cenografia, maestro Spok pediu que os instrumentos de sopro fossem elementos da decoração. Foto: reprodução
A Avenida Marquês de Olinda terá peças de bailarinas verticais e músicos representando os homenageados. Um cortejo de maracatu com os principais personagens integrará a Rua do Bom Jesus. Elementos de Calungas (bonecas de origem religiosa) também estarão presentes no local, formando uma coberta de luz.
Na Praça do Arsenal da Marinha, quatro figuras representando manifestações populares formarão uma ciranda de corda de luz.
Representantes da cultura popular estão na cenografia. Foto: reprodução
Representantes da cultura popular estão na cenografia. Foto: reprodução
Uma grande projeção vídeo mapping, reunindo as informações úteis sobre o Carnaval do Recife, será o destaque da Rua Madre de Deus. No Marco Zero, figuras de todos os personagens do Carnaval 2015 serão projetadas no palco, servindo de moldura para a programação artística e musical.
O Pátio de São Pedro também recebe projeções de vídeo mapping, na fachada da igreja de São Pedro dos Clérigos, e também será decorado com elementos de caboclinho.
Fonte: Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário