domingo, 19 de outubro de 2014

SpokFrevo Orquestra faz segunda turnê pelos Estados Unidos

O estilo musical mais pernambucano de todos ganha espaço em importantes palcos norte-americanos. A SpokFrevo Orquestra inicia no dia 19, série de nove shows nos Estados Unidos. A primeira apresentação ocorre em Boston, no palco da Berklee Performance Center, que faz parte da famosa escola de mesmo nome. O último concerto se dará no Sheldon Concert Hall, em Saint Louis, no dia 2 de novembro.

Esta é a segunda vez que a SpokFrevo faz um giro pelos EUA. O grupo pernambucano esteve lá em março de 2012, onde fiz cinco apresentações (Nova York, Houston, Miami, Austin e Purchase). A nova turnê tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

“Estamos indo em casas de espetáculo que sempre sonhamos em tocar. Se você entrar no site do Lincoln Center (Nova York), vai ver que os ingressos estão quase todos vendidos”, comemora Gilberto Pontes, saxofonista e um dos sócios da orquestra. O convite para tocar na respeitada sala novaiorquina partiu de Wynton Marsalis, trompetista norte-americano de jazz. O grupo fará quatro shows no Lincoln.

“Já existia um namoro dele com a gente desde a nossa participação no Festival de Jazz em Massiac (em 2010), França, quando ele foi o curador”, lembra Pontes. Além dos 17 integrantes da SpokFrevo, viajam também mais cinco pessoas da equipe de produção e a técnica. “É o time completo. Fazemos sempre questão de viajar com todos os músicos. Isso até nos causa alguns problemas para viajar pelo Brasil. Recebemos muitos convites, mas nem todos se dispõem a bancar o conjunto completo”, expõe Gilbeto.

O repertório das apresentações será baseado no Ninho de vespa, disco lançado no ano passado. “Fechamos contrato com uma gravadora dos Estados Unidos (Motéma Music, com sede em San Francisco) e que além de lá, vão distribui-lo mundialmente”, conta.

Ninho de vespa conta com composições e a própria participação de autores de “fora” a exemplo de Jovino Santos Neto, Nelson Ayres, Hamilton de Holanda. A dupla Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro é responsável pela criação da música que dá nome ao álbum. Entre os artistas pernambucanos presentes em composições do disco, estão Beto Hortiz (Capibarizando), Nelson Ferreira (O que Nelson gostou) e César Michelles (Pipocando).
Entram ainda no relação as faixas inéditas Moraes é frevo, Spokiando Capibarizando e Nino o pernambuquinho. Composta por Matias da Rocha e Joana Batista, em 1909, o clássico do carnaval pernambucano Vassourinhas também será executado. No próximo ano, a SpokFrevo Orquestra grava novo disco e realiza turnê pelo Brasil, com apoio do programa Petrobras Cultural.
Agenda da USA Tour 2014 da SpokFrevo

19/10 - Boston (US), Berklee Performance Center
21/10 - University Park (US), Pennsylvania State University
24/10  – New York (US), Jazz at Lincoln Center (2 concerts: 7pm and 9.30pm)
25/10 – New York (US), Jazz at Lincoln Center (2 concerts: 7pm and 9.30pm)
30/10 – Iowa City (US), Englert Theatre
31/10 – Lamoni (US), Graceland University
02/11 – Saint Louis (US), Sheldon Concert Hall

FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário