terça-feira, 8 de julho de 2014

Mamãe eu quero, a música mais tocada no Carnaval 2014

Jararaca, um dos autores de Mamãe eu quero
Jararaca, um dos autores de Mamãe eu queroSexta-feira, o Ecad anunciou a soma distribuída entre os autores das músicas que tocaram no Carnaval 2014, um valor de R$ 14,2 milhões,  22% a mais do que no ano passado. 16.127 titulares participaram do bolo. A pesquisa foi feita em  clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua.

A música que ficou no topo das mais executadas no Carnaval de 2014 foi Mamãe eu quero (Jararaca/Vicente de Paiva), lançada em 1937, por Jararaca (José Luiz Rodrigues Calazans) e Almirante. Em segundo lugar ficou Me dá um dinheiro ai (Ivan Ferreira / Homero Ferreira / Glauco Ferreira), que Moacyr Franco gravou em 1959, para o Carnaval de 1960.
De música nova, na lista das dez mais executadas fornecida pelo Ecad apenas Lepo lepo, do Psirico. A mais antiga é  Pra você gostar de mim (taí), de Joubert de Carvalho, primeiro sucesso de Carmem Miranda, em 1930. Na citada litsta não consta nenhum frevo. De pernambucanos, apenas os Irmãos, João e Raul Valença na polêmica parceria com Lamartine Babo, na marchinha Teu cabelo não nega.

A marcha nº 1 do Vassourinhas (Mathias da Rocha e Joana Baptista Ramos), frevo onipresente no Carnaval de Pernambuco (e do Nordeste), gravada pela primeira vez, em 1949, por Severino Araújo (da Orquestra Tabajara), entrou na lista das 20 mais, na 17ª posição.

A relação das dez músicas mais tocadas no Carnaval brasileiro este ano, segundo o Ecad:

1 Mamãe Eu quero

2 Me dá um dinheiro aí

3 – Cabeleira do Zezé

4 Lepo lepo

5 Marcha do remador

6 A jardineira”

7 O Tteu cabelo não nega

8  Pra você gostar de mim (Ta-hi)

9 Cidade maravilhosa

10 Maria Sapatão

“José Roberto Kelly, autor de marchinhas como “Cabeleira do Zezé” e “Mulata Yê Yê Yê”, foi o titular com maior rendimento nesse segmento. Na sequência, aparecem Braguinha, Lamartine Babo, Haroldo Lobo e Joubert de Carvalho.

Já em shows de Carnaval, a situação muda bastante. Aqui, os hits atuais foram os grandes arrecadadores. Carlinhos Brown, Durval Lelys, Filipe Escandurras, Magno Santanna, Bell Marques e Alexandre Peixe, Manno Góes, Beto Garrido e Alaim Tavares foram os titulares com maior rendimento.

Confira a lista das obras mais executadas em shows de Carnaval:

1 – Mamãe eu quero  - Jararaca/Vicente Paiva

2 – Me dá um dinheiro aí – Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira

3 – Cabeleira do Zezé – João Roberto Kelly/Roberto Faissal

4 – Lepo lepo – Magno Santanna/Filipe Escandurras

5 – Marcha do remador – Castelo/Antônio Almeida

6 – A jardineira – Humberto Carlos Porto/Benedito Lacerda

7 – O teu cabelo não nega – João Valença/Lamartine Babo/Raul do Rêgo Valença

8 – Ta-hi – Joubert de Carvalho

9 – Cidade maravilhosa – André Filho

10 – Maria Sapatão – Carlos/João Roberto Kelly/Chacrinha/Leleco

Por: José Teles (Jornalista do Jornal do Commercio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário