domingo, 26 de janeiro de 2014

'No Carnaval, há irmanação entre todos', defende Ariano Suassuna

Autor será homenageado no desfile do Galo da Madrugada, dia 1° de março. Agremiação desfila pelo centro do Recife com 30 trios e carros alegóricos.


Do G1 PE
Ariano Suassuna será o personagem tema do 37° desfile do Galo da Madrugada (Foto: Luna Markman/ G1)Ariano Suassuna será o personagem-tema do 37° desfile do Galo da Madrugada (Foto: Luna Markman/ G1)












O Galo da Madrugada vai cantar para Ariano Suassuna no Carnaval recifense este ano. O 37°desfile do clube de máscaras será no sábado (1°), com mais de 10 horas de duração e 30 trios elétricos, trazendo o tema "Frevo no Auto do Reino de Ariano". "Fiquei muito honrado com o convite. Essa cidade é muito querida por mim, e o Galo é o monumento dela", falou o artista, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23).
O dramaturgo, escritor e poeta de 86 anos mostrou disposição em participar da festa, que reúne milhões de pessoas, geralmente sob sol e forte calor, mas o cuidado com a saúde ainda não o permite garantiar a presença. Entre agosto e setembro do ano passado, ele ficou internado por conta de um infarto e precisou também tratar de um aneurisma cerebral. A coletiva de que participou nesta quinta, inclusive, é a primeira após a alta hospitalar.
"A minha disposição é ir. Fui ao [Carnaval do] Rio e São Paulo e não troco Recife por nenhuma outra grande cidade do mundo, sem contar com a minha terra, Taperoá [na Paraíba], que é cidade pequena. Eu sou viciado no Recife, não sei viver em outro canto. Em Taperoá, a morte tem nome, é Caetana, e ela andou querendo me pegar, mas não vai ser fácil assim. Só não vou se não tiver jeito mesmo", brincou.
Presidente do Galo, Rômulo Meneses, mostra camisa oficial da agremiação (Foto: Luna Markman/ G1)Presidente do Galo, Rômulo Meneses, mostra camisa
oficial da agremiação (Foto: Luna Markman/ G1)
Para expressar a gratidão em ser lembrado pela agremiação, Ariano relembrou uma história de infância. "Mamãe dizia que, ainda quando era grávida do filho mais velho, ouviu uma conversa do meu pai com Joel, que ele ia contratar para trabalhar na fazenda. Na negociação, meu pai foi perguntar quanto pagaria para ele e Joel disse: 'doutor, se tiver bem feito, elogie o meu trabalho'. Então, eu tomei isso [o convite] como elogio, gosto muito de ser elogiado. Mamãe dizia que nenhum filho tinha jeito para ganhar dinheiro, só elogio", contou.
A cultura circense, a cavalhada e as obras "A Pedra do Reino", "Uma Mulher Vestida de Sol" e "Auto da Compadecida" vão virar alegorias. A escolha dos temas não contou com sugestões de Ariano. O convite para ser homenageado chegou ainda em julho do ano passado e logo depois veio a internação, por isso, o autor não pôde contribuir. "Como todo pai coruja, não tenho obra favorita. Gostei das que foram escolhidas", comentou.
Ano passado, Ariano foi homenageado pelo Homem da Meia-Noite, que desfila em Olinda. Também já foi celebrado pelas escolas de samba Mancha Verde, de São Paulo, e Império Serrano, do Rio de Janeiro. Nesta última, ele participou do desfile. "Quando eu estava lá em cima [do carro alegórico], vi uma bandeira pernambucana e isso me marcou muito, foi o melhor momento", afirmou.
Apesar de se definir uma "desgraça" como folião, por não brincar, Ariano vê o lado positivo do evento. "Dizem que o povo brasileiro passa o ano sofrendo e gasta todo dinheiro em três dias de festa. Para mim, isso mostra que ele se sobrepõe [às tragédias] ao manifestar essa energia. Usam pedras falsas na fantasia para criar uma beleza em cima do dia-a-dia. Apesar de todas as diferenças sociais, de qualquer maneira, no Carnaval, há irmanação entre todos", explicou.
Questionado se o modelo de festa do Galo da Madrugada, com trios e artistas famosos, o agrada, visto que prefere as manifestações mais populares, Ariano apontou que "até mesmo o Carnaval massificado da Sapucaí [no Rio] tem os seus elementos populares". "O Galo se impõe como matriz do Carnaval pernambucano, se integra ao espírito", opinou.
Porta-estandarte faz tradicional reverência ao homenageado (Foto: Luna Markman/ G1)Porta-estandarte faz tradicional reverência ao homenageado
(Foto: Luna Markman/ G1)
Além da alegorias, a história e a carreira de Ariano também inspiraram a composição de 20 músicas que integram o mais novo CD do bloco. O trabalho tem participações de André Rio, Benil, Maestro Forró, Ed Carlos, J. Michiles, Getúlio Cavalcanti e a banda Som da Terra. "Nós fizemos parceria com três rádios locais para executarem os frevos, ajudando a valorizar o ritmo", disse o presidente do bloco, Rômulo Meneses.
O presidente do Galo explicou a escolha do escritor para tema da agremiação. "Esperavam que a gente escolhesse a Copa do Mundo, mas ela acontece de quatro em quatro anos, e Ariano não. Além disso, preferimos partir para uma temática mais regional, mais nordestina, inclusive pela grandeza da obra de Ariano", disse.

Meneses também informou que um boneco gigante já foi encomendado ao bonequeiro Sílvio Botelho. A vestimenta, claro, será preta e vermelha, em referência ao time do coração do artista, Sport, igual à roupa que ele vestia na coletiva, definida como "Sport fino". Bem humorado, disposto, o escritor segue fugindo de "Caetana" e já trabalha em um novo livro, que vai misturar teatro, poesia e romance, ainda sem previsão de lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário