sábado, 19 de outubro de 2013

Clube das Pás apresenta tema para o carnaval de 2014

O mais antigo clube de frevo em atividade de Pernambuco - o Clube das Pás Douradas - já definiu seu tema para o carnaval de 2014 "Era uma vez mais outra vez - Carnaval". O clube terá 200 desfilantes e desde maio passado as fantasias estão sendo confeccionadas sob o comando de Preta, Elaine Monte Nogueira, diretora e benemérita do clube.

"Vamos mostrar a ilusão do carnaval e o contraste com a vida dura depois da quarta-feira de cinzas quando bate a realidade da sobrevivência," explica Preta, que comanda uma equipe de seis costureiras e define a temática das fantasias e bordados. Cerca de 150 desfilantes já estão previamente cadastrados e uma parte prepara suas fantasias em casa após tomarem conhecimento do tema do ano.

O Clube das Pás também é famoso do Recife por oferecer semanalmente shows para dança de salão. A agremiação do bairro de Campo Grande, no Recife, ficou em terceiro lugar no ano passado numa diferença de apenas dois pontos para o vitorioso. Maior vencedor de toda história do carnaval de Recife, o Clube das Pás tem 45 títulos de campeão no desfile de clubes de frevo. Seu último título foi conquistado no carnaval de 2011. Seus principais rivais são Bola de Ouro, Lenhadores e Pavão Misterioso.

Clube das Pás.

No primeiro dia de carnaval de 1887, no Porto do Recife, situado no bairro do Recife, estava fundeado um navio inglês aguardando o carregamento de carvão e alimentos. Havia escassez de mão-de-obra, e estava difícil se encontrar carvoeiros que abastecessem a embarcação. Esta, por sua vez, podia ficar apenas doze horas atracada no porto. Sem alternativa, a agência do navio ofereceu uma quantia maior de dinheiro àqueles carvoeiros que aceitassem trabalhar. E, somente assim, o navio pôde ser carregado e zarpar dentro do horário previsto.

Bastante felizes com o montante recebido, os carvoeiros foram comemorar no Clube dos Caiadores. Lá, entre uma dança e outra, decidiram criar o Bloco das Pás de Carvão. O Bloco das Pás de Carvão desfilou nos carnavais de 1888, 1889 e 1890. Em março do último ano, porém, mudou o seu nome para Clube Carnavalesco Misto das Pás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário