segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cultura e cidadania em notas musicais

Por: Anderson Maia



Mais uma noite de sucesso e muita alegria na sede do maior bloco do mundo. Desta vez, com um requinte a mais, não só de musicalidade, mas também de lição de vida. Alunos da oficina de música, que compõe o projeto Galo: Cultura e Cidadania- realizado pelo Galo da Madrugada, com o apoio do Governo de Pernambuco-, se apresentaram na noite de ontem (10), em mais uma edição da Quinta no Galo. Sob a regência do maestro Lima Neto, atração da noite e também professor da turma, a orquestra mirim, composta por crianças e adolescentes residentes em comunidades vizinhas à sede do Clube, mostrou ao público presente no Palácio Enéas Freire um verdadeiro exemplo de que dedicação e força de vontade são o segredo para a realização dos sonhos. No caso desses jovens, o sonho de se tornarem músicos profissionais está bem próximo de se concretizar, no que depender do talento mostrado na noite de ontem.

“Não tenho palavras. Depois de uma apresentação dessa, só tenho muito o que agradecer a essas crianças pela dedicação, pela disciplina e por esse gosto que elas têm pela música. Se Deus quiser, muito em breve iremos ver essa turma tocando em cima de um trio no Galo da Madrugada”, apostou o presidente do Galo, Rômulo Meneses. No comando dos clarins, trombones, flautas, saxes, bateria, teclado e outros instrumentos, os cerca de quarenta alunos que compõem o projeto social do Galo apresentaram o clássico “Jingle Bells”, arrancando aplausos dos espectadores. E não para por aí: eles também entraram na onda de homenagem ao Rei do Baião e acompanharam Lima Neto e a Orquestra Metais em seu arranjo produzido para “Asa Branca”, em ritmo de frevo.

Momento também, logicamente, de orgulho para os pais corujas, que não poderiam deixar de estar presentes nesse momento tão especial. “Estou muito orgulhosa em estar aqui vendo meu filho fazendo uma coisa que ele gosta tanto, que é a música. Ele não solta o instrumento nem para dormir”, revelou a dona de casa Etamárcia dos Santos, de 34 anos, mãe de Vitor Bispo dos Santos, 09, aprendiz de sax alto. “Ele mudou muito após a oficina, é um menino agora bem mais tranquilo e comportado. Agradeço muito ao maestro, ao Galo e a todos os professores pela força que têm dado a ele”, disse.



Toda a família de Vítor veio conferir a apresentação do jovem músico, que já ensina aos colegas da comunidade. Fotos: Mauro Rodrigues

Há quatro meses no curso, Vítor, que revela não ser fácil aprender música, diz, em poucas palavras, qual o segredo para vencer as dificuldades e dominar o instrumento. “Tem que estudar muito, principalmente as escalas e partituras”. O garoto, que revelou querer seguir em frente na carreira musical, já compartilha o aprendizado com os colegas na comunidade em que mora. “Ele já ensina os outros garotos a tocarem flauta doce e algumas outras coisas que aprende na aula. Estou muito orgulhoso do meu filho, por ele ter talento e ajudar os outros”, afirmou o autônomo Mário Bispo, 61, pai de Vítor.

As aulas de música acontecem todas as terças e quintas-feiras, com turmas das 9h às 11h e também das 14h às 16h, na antiga sede do Galo – Rua da Concórdia, 736. O Projeto é uma realização do Clube das Máscaras O Galo da Madrugada em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Empresas que desejaram contribuir com a iniciativa podem entrar em contato pelos telefones (81) 3224.2899 ou 3224.9625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário