quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Banda Som da Terra


O Som da Terra nasceu em 1975, da idéia de um grupo de amigos de Casa Amarela, bairro popular do Recife. Interessados em tocar a riqueza cultural pernambucana eles começaram a se apresentar ali próximo, no bairro da Encruzilhada, na Avenida Norte, no Bar Veneza.

Já no primeiro ano de formação recebeu um incentivo extra, foi considerada “A Melhor Banda do Ano” título concedido pela Rede Bandeirantes. Depois disso mudou algumas vezes seus integrantes, mas não parou mais de tocar.

Em Recife, apresentou-se durante treze anos no famoso e saudoso “No Meio do Mundo”, bar que cativou uma geração. Iniciou as apresentações musicais no “Cavalo Dourado”, do Jockey Club e em 1983 introduziu o Trio Elétrico “Tropical Som da Terra” no Carnaval. Eles invadiam com sua alegria a Avenida Boa Viagem e a Ilha de Itamaracá, tendo participado da criação da Turma do Pingüim, onde permaneceu por mais de seis anos.

O sucesso tamanho é mantido até hoje. Todos os anos no desfile do Galo da Madrugada o Som da Terra, em cima de um trio elétrico, arrasta uma multidão com sua música autenticamente pernambucana.

Durante os mais de trinta anos de carreira, o grupo também acompanhou grandes nomes da Música Popular Brasileira a exemplo do grande Jair Rodrigues, Luiz Gonzaga, Paulo Diniz, Dominguinhos, Sivuca, Alceu Valença, Roupa Nova, MPB-4, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, entre outros.

São sete discos gravados, um deles premiado com o disco de ouro pela vendagem de 140 mil cópias, quando obteve reconhecimento nacional e internacional com a música “Balança o Saco”. A canção foi tida pela crítica nacional como a mais tocada no carnaval de 1986.

Depois disso, o grupo apresentou-se em todos os estados do país, participando de várias gravações de programas de TV, como Chacrinha, Som Brasil, Clube do Bolinha, Sílvio Santos, Raul Gil, entre outros; e também apresentações em outros países.

Várias músicas da banda foram temas de novelas televisivas e de peças teatrais. Uma das mais conhecidas é “A terra de Lampião”, tema do personagem Zeca Diabo, no seriado “O Bem Amado” da TV Globo, e a música tema da peça “Tortura de um coração” de Ariano Suassuna.

Site Oficial: http://www.somdaterra.com.br/site/index.php

Um comentário:

  1. Aiii que saudades bateu do bar no meio do mundo.....tocava o Som da terra e Toni veras tb...lembro como hj....bjoo

    ResponderExcluir